Arcádia Sistemas
Perguntas
Frequentes

Para lhe auxiliar na compreensão de determinadas questões e  assuntos, reunimos nesta página algumas das perguntas costumeiramente colocada por clientes e visitantes. As perguntas foram categorizadas para facilitar a leitura.

Perguntas sobre

Banco de Dados

Para se conectar a um banco de dados MySQL usando ASP, tome por exemplo o trecho de código abaixo, observando a sua string de conexão:

<%
'Criamos o objeto de conexão
Set conn = Server.CreateObject("ADODB.Connection")
'Abrimos uma conexão com o banco de dados - [IMPORTANTE] altere os dados abaixo com as informações de sua base de dados
conn.Open("DRIVER={MySQL ODBC 3.51 Driver};SERVER=CAMINHO_BASE;PORT=3306;DATABASE=NOME_BASE;USER=NOME_USUARIO;PASSWORD=SENHA_USUARIO;OPTION=3;")
response.write "banco conectado"
'Fechamos a conexão com o banco de dados
conn.Close()
'Destruímos o objeto
Set conn = Nothing
%>

Antes de importar os dados para a sua base MySQL, defina um collation padrão. No Brasil o Latin1 é o mais utilizado. Assim, o CHARSET (codificação de caracteres) padrão na Arcádia Hosting é o Latin1 e o COLLATE (collation) padrão é o latin1_general_ci. Scripts externos podem utilizar o charset UTF8 e, geralmente, é por causa da diferença de codificação entre Latin1 e UTF8 que ocorrem os erros de acentuação. A seguir estão alguns exemplos para definir um collation padrão para a sua base de dados:

ALTER DATABASE `sua_base` CHARSET = Latin1 COLLATE = latin1_swedish_ci;

ou

ALTER DATABASE `sua_base` CHARSET = UTF8 COLLATE = utf8_general_ci;

Resposta:
Baixe o programa SQL Backup and FTP clicando aqui
Após o download, instale o programa e siga os seguintes passos:
  1. Após aberto o programa clique na opção “Connect to SQL Server”;
    Arcádia Host
  2. Será aberta uma nova janela solicitando as informações do banco de dados (Server Name, usuário e senha);
    Obs.: Apenas no servidor “SQL01”, após o caminho do banco deve ser inserido a instância “\sqlexpress” (sem aspas) como mostra a imagem.
    Arcádia Host
  3. Após inseridas as informações, clique em “Test SQL Connection”, será exibido uma mensagem. Feito isto clique em “Save & Close”;
    Arcádia Host
  4. Serão visualizados, no lado esquerdo da página, os bancos de dados. Desmarque a opção “Backup all non-system DBs” e selecione o banco do qual deseja efetuar o backup;
    Arcádia Host
  5. Depois de selecionado o banco de dados, clique em “Add backup destination”, para informar o destino do backup (opte por salvar localmente);
    Arcádia Host
    e selecione onde o arquivo de backup será salvo
    Arcádia Host
  6. Após selecionado o destino, clique em “Run Now” para iniciar o backup e aguarde o término do processo.
    Arcádia Host

Perguntas sobre

E-mail

Você pode alterar a senha da conta de email que você possui através do nosso Painel de Controle ou até mesmo pela interface de webmail. O ideal é prezar pela segurança sempre. Então busque sempre utilizar uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Alterar a senha periodicamente também é uma boa prática. Considere alterar com mais frequência e utilizar senhas que não façam referência à sua vida, como o nome do seu animal de estimação ou o número do seu celular.

Para realizar essa ação, é necessário logar em sua conta de email através do webmail.

Alterar a senha no RoudCube

No topo direito da página clique em  Configurações.
Nas configurações, selecione  Preferências > Gerenciar conta de email. Depois, clique no link Clique aqui.

Webmail RoundCube – Configurações da conta de email

Assim que clicado, surgirá uma nova janela com várias abas de opções. A primeira aba é a Trocar a Senha.
Basta informar a senha atual e a nova senha duas vezes e confirmar a ação clicando no botão ALTERAR SENHA.

Janela para troca de senha no RoundCube

Alterar a senha no EnsigniaMail

No topo da página clique em  Opções. Encontre a opção Gerenciar Conta de E-mail e clique nela.

Webmail Ensignia – Gerenciar Conta de E-mail

Na próxima tela, haverá um texto onde o início dele é o link onde você deve clicar em Clique Aqui.
Da mesma forma que o RoundCube, surgirá uma nova janela contendo diversas opções – na primeira Trocar a Senha você deve realizar a configuração.

Janela para troca de senha no EnsigniaMail

Alterar a senha no AfterLogic

No topo direito da página clique em Configurações.
Dentro das configurações clique na opção Gerenciar Conta de E-mail.

AfterLogic – Configurações da conta de email

Da mesma forma que nas outras interfaces, surgirá uma nova janela com as opções de regravação de senha.

Janela para troca de senha no AfterLogic

Importante: Se você utiliza algum software gerenciador de email – como o Outlook e Thunderbird – e realizou a alteração de senha (seja pelo painel de controle ou webmail) é necessário atualizar a configuração de sua conta substituindo a senha antiga pela atual.

 

Resposta:
Siga os seguintes passos:
  1. Localize o menu Ferramentas e clique na opção Contas de email;
  2. Em Email selecione Adicionar uma nova conta de email;
  3. Em Tipo de Servidor escolha POP3;
  4. Em Informações do Usuário coloque no campo Nome seu nome completo e no campo Endereço de Email coloque seu email completo, por exemplo, seunome@seudominio.com.br;
  5. Em Informações do Logon, no campo Nome do Usuário, coloque seu e-mail completo, por exemplo, seunome@seudominio.com.br e sua Senha, caso contrário não funcionará;
  6. Em Informações do Servidor coloque no campo Servidor de entrada de emails (POP3) e Servidor de saída de emails (SMTP) os respectivos servidores, por exemplo, POP3 = mail.seudominio.com.br e SMTP = mail.seudominio.com.br;
  7. Em seguida clique no botão Mais Configurações;
    Observação: Este passo é muito importante. Sem ele você não conseguirá enviar seus e-mails.
  8. Clique na guia Servidor de Saída e em seguida verifique se a opção “Meu Servidor de saída (SMTP) requer autenticação” está habilitada;
  9. Clique na guia Avançado e em Números das portas do servidor informe: Servidor de entrada (POP3): 110 e em Servidor de saída (SMTP): 587;
  10. Em sequida clique no botão OK;
  11. Clique em Avançar;
  12. Para finalizar, clique em Concluir.
Observação: a palavra seudominio.com.br deve ser substituída pelo seu verdadeiro domínio, por exemplo, arcadiasistemas.com.br ou arcadiasistemas.com.
Resposta:
Siga os seguintes passos:
  1. Acesse o seu Painel de Controle por meio do endereço painel.arcadiahost.com.br e faça login com seu usuário (e-mail) e senha;
  2. Clique no ícone Gerenciar e-mails, existente no grupo Mail Admin do painel;
  3. Na tela que surgirá, clique na opção Novo email, para criar novas contas ou clicar em Listar emails, para verificar as contas existentes. Você pode fazer as alterações que desejar.
  4. Importante: ao criar uma nova conta de e-mail, informe os dados da nova conta, que são: Conta de E-mail, Senha e a Quota, que pode ser em MB, GB, TB ou Ilimitado, de acordo com o plano contratado, lembrando-se que a quota não pode ser inferior a 100 MB.

Resposta:
Black list é de uma lista de e-mails, domínios ou endereços IP, reconhecidos como fontes de SPAM. Geralmente, utiliza-se este recurso (black list) para bloquear os e-mails suspeitos de serem SPAM, no servidor de e-mails.
Em alguns casos, os filtros configurados no programa leitor de e-mails também podem utilizar black lists.
Não existe receita mágica para evitar entrada e/ou saída de uma black list a não ser estar em conformidade com as práticas corretas que são criadas e gerenciadas por entidades não governamentais que apoiam as empresas e fornecedores como nós, que visam tornar a rede mundial um ambiente melhor para navegar.

Resposta:
O processo de configuração é bastante simples. Você pode configurar através do seu Painel.
  1. Acesse o seu Painel de Controle por meio do endereço painel.arcadiahost.com.br e faça login com seu usuário (e-mail) e senha;
  2. Clique no ícone Gerenciar e-mails, existente no grupo Mail Admin do painel;
  3. Clique no ícone Gerenciar anti-spam e, na tela seguinte, logo após a lista dos e-mails configurados, clique no botão: configurar opções para oseusite.com.br
  4. Se desejar, você pode alterar as opções marcadas conforme as orientações que aparecem na mesma tela.

Perguntas sobre

Hospedagem de Sites

A hospedagem de sites é um serviço que possibilita que você coloque o seu site no ar e que ele fique disponível na Internet para que as pessoas possam acessar.

O Registro de Domínio se trata do endereço do seu site, como: seusite.com.br. É o endereço da sua marca na internet.

Já a hospedagem de sites é o local onde você guarda os arquivos do seu site para que ele possa ficar no ar.

Uma coisa complementa a outra: você garante o endereço da sua marca na internet e, depois, precisa hospedar o seu site em uma hospedagem para que ele fique disponível e seja acessado.

Os planos de hospedagem são serviços que visam garantir a disponibilidade de acesso ao site, contas de e-mail, bancos de dados e aplicações. Cada plano oferece características distintas como, por exemplo, espaço em disco, quantidade de contas de e-mail, tamanho das contas de e-mail e acesso a bancos de dados.
Refere-se a cada período de vigência do seu plano. Por exemplo, em um plano de hospedagem de sites anual, cada ciclo dura 12 (doze) meses. Já em um plano de hospedagem mensal, o ciclo é de 1 (um) mês e assim por diante.

Perguntas sobre

WordPress

Sim, a plataforma possui atualizações constantes de segurança.

Infelizmente muitos são os sites em WordPress desenvolvidos da forma inadequada, principalmente com o uso de templates piratas e diversos plugins de terceiros. Quanto mais extensões desenvolvidos por terceiros, com mais brecha o site fica, principalmente se o template for pirata, ou seja, template pago que é baixado “gratuitamente” em algum site de não autorizado. Se você já teve alguma má experiência com a plataforma, provavelmente o site tinha alguma das características acima.

Fique tranquilo, pois utilizamos boas práticas de desenvolvimento e segurança, garantindo um site rápido e seguro, de acordo com a necessidade de nossos clientes!

Além de rápido e seguro, uma das grandes vantagens é o gerenciamento de usuários, através de um painel de controle intuitivo e responsivo. Você também consegue controlar todo conteúdo, seja texto ou imagem, podendo gerenciar a permissão de cada usuário, assim terá controle total sobre o seu site e todos os conteúdos adicionados.

Também, como já mencionado, a plataforma é mundialmente conhecida, o que lhe possibilita não ficar restrito a um único fornecedor, pois existem diversos profissionais no mercado para poder ajudá-lo na manutenção do site. Isso tem a ver, contudo, com o processo de criação do site em WordPress. Advém daí o fato de utilizarmos boas práticas de desenvolvimento, sem o uso de muitas ferramentas externas e plugins “crackeados”.

Nosso processo de desenvolvimento de sites de WordPress é totalmente customizado, por isso a resposta para essa pergunta é: depende do nível de complexidade e objetivo do cliente.

Contamos com uma equipe especializada que realiza reuniões virtuais com os clientes para entender seus problemas e mapear suas intenções com o projeto. Assim, conseguimos precificar e definir os prazos para a criação do site.

Entendemos que o site deva ser a “porta de entrada” para você, para a sua empresa ou para o seu negócio. Desta forma, todos os nossos projetos são feitos de forma exclusiva e com foco em resultados.

Durante o desenvolvimento do projeto deixamos o seu site configurado de acordo com as melhores práticas de SEO (Otimização de Sites). Porém, isso não garante que ele sempre estará bem posicionado no Google, pois isso depende também de outros fatores.

É importante destacar que o WordPress é uma das melhores plataformas para se trabalhar com SEO, inclusive os profissionais da área recomendam muito, por usar uma série de recursos que facilitam a criação de conteúdos otimizados, por possuir diversos plugins que ajudam em SEO, redução de imagens, otimização de textos, cache, banco de dados, estruturação de dados, personalização de URLS e tags, entre outros.

iconeSSL

Certificado SSL

Navegação segura com SSL Grátis para todas as suas páginas

iconeWWW

Criador de sites rápido

Com bancos de imagens grátis e integrações prontas

iconeINSTALADOR

Instalador de aplicações

Crie seu site com WordPress, Joomla, PrestaShop e outras plataformas

iconeCONTROL-PANEL

Painel de controle

Para simplificar a gestão dos seus sites, domínios e muito mais

iconeEMAIL

E-mail profissional

Crie e-mails (@seudominio) para alavancar a confiança no seu projeto.

iconeSUPORTE

Suporte especializado

Suporte de alto nível, em português, 24h por dia